Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

domingo, 1 de maio de 2011

DICAS PARA A PRIMAVERA - Por Dr. Gustavo Desouzart – Medicina Tradicional Chinesa

Quando a vida surgiu na face da Terra, há muitos milhões de anos atrás, os ciclos naturais, como as estações do ano, já existiam. Entre esses ciclos os principais são o ciclo nictemeral (dias e noites) e as quatro estações do ano.

Os sábios da antiga China, atentos observadores da natureza perceberam que todos os ciclos naturais ocorrem entre dois pólos opostos que possuem uma relação entre suas características fundamentais, que foram chamados de Yin e Yang. Nessa visão a primavera é o momento do nascimento do Yang dentro do Yin. Isso na natureza é simbolizado pelo elemento madeira, o único elemento com vida entre os cinco elementos da filosofia chinesa (água, madeira, fogo, terra e metal). Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a madeira tem sua plenitude na primavera e se manifesta no vento, que por sua vez, move as folhas das árvores. O vento e o movimento das forças naturais podem influenciar o fígado, por isso ele é o órgão que mais pode ser afectado por um desequilíbrio nesse período.

A madeira e o fígado ainda se relacionam com os olhos, com o movimento dos músculos e os tendões, com a raiva e com a vesícula biliar. Então todos esses órgãos, sentidos e tecidos precisam estar protegidos. Todos podem apresentar desequilíbrios caso a pessoa não se cuide adequadamente.

A Primavera é uma estação delicada para os alérgicos, é um tempo de crises e alto consumo de medicamentos. Aparecem as "ites", ou seja, sinusites e rinites que atacam o aparelho respiratório. No caso das alergias geralmente os padrões estão relacionados ao "vento", que é um dos factores externos que causam doenças. Esse vento geralmente se combina com outros factores como: humidade, calor ou frio. Nota-se então, que as alergias não são todas iguais, logo, o tratamento não pode ser igual para todos. A MTC ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório, bem como de todo o organismo, que se traduz em saúde e melhor qualidade de vida.

Há quem diga que a primavera é a mais bela das estações. Dizem que é na primavera que os corações mais se apaixonam e que as pessoas são mais amáveis umas com as outras. Diz-se também que é o período em que as pessoas estão no melhor do seu humor. Se estas coisas são verdade ou não, ainda não temos como comprovar, pois não há dados científicos para isso. Entretanto, uma coisa é certa: nesta época do ano há um clima de boas expectativas. A primavera é sem dúvida nenhuma a fase boa da natureza. É nesta estação que a natureza está equipada de toda a sua beleza. Então, quando contemplamos tantas maravilhas, logo enchemos o coração de júbilo e a boca de risos. Assim podemos pensar que nossa mente se prepara para a transformação.
A primavera é a época adequada para começar qualquer actividade: um negócio, um curso, uma terapia ou trocar de emprego. É interessante realizar nesse período mudanças em casa como baptizados e casamentos, perdoar brigas e rancores familiares.

Mas nada de disputas, punições e confrontos, que precisam ser deixados para o Outono. Em termos de alimentação, devemos nos aproveitar dos alimentos frescos ou pouco cozidos de cor verde. Os chás indicados são de hortelã, melissa, boldo, alcachofra, passiflora, que são calmantes e desobstruem o fígado. E justamente para não fazer mal a esse órgão, deve-se evitar o consumo excessivo de carnes, gorduras e bebidas alcoólicas e actividade física excessiva. Recomenda-se também uma protecção para os olhos (por exemplo, o vento em geral facilita a deposição de pequenas partículas que podem transportar bactérias).

Hoje falei da primavera, mas acredito que todas as estações são belas, e são momentos de transformação, por isso, vamos aproveitar para fazer transformações interiores e para buscar ajuda para a saúde do corpo e da mente.

“A conscientização não é o caminho mais fácil, mas é o que propicia transformações.” (M.Suplicy)Saúde e Paz para todos.

Publicado em Abril de 2010 em http://noticiasdafreguesia.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário