Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

domingo, 1 de maio de 2011

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a Primavera - Segundo a Medicina Chinesa

Como muitas pessoas sabem, previnir é o melhor remédio. A prevenção é um dos conceitos mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

De acordo com o Taoismo, devemos viver harmonicamente com a Natureza e, adaptar nosso corpo e nossos hábitos as estações do ano. Neste sentido, devemos protejer e equilibrar os órgão e visceras mais “vulneráveis” de cada época. Tal como Inverno é YIN, a Primavera é a subida do YANG, o renascimento e a criação.

De acordo com a MTC, o órgão mais afectado na Primavera é o Fígado, as energias do elemento Madeira (Um dos 5 elementos da cosmologia Taoista) e do Vento também são afectadas. As Patologias mais típicas da Primavera são: Rinites alérgicas, Hipertensão Arterial, AVCs e Doenças Respiratórias.

Hoje iremos falar sobre um problema que, nos países desenvolvidos, é a terceira causa de morte e a causa mais importante de incapacidade crónica, o AVC. Por sua vez em Portugal, o AVC é a primeira causa de morte e uma causa importante de internamento hospitalar. E na ausência de morte pode originar sequelas a vários níveis como das funções neuromusculares, motoras, sensoriais, perceptivas e cognitiva/comportamentais.

Segundo Pereira et ali. (2004), um terço dos doentes que sobrevivem a um AVC agudo fica com uma considerável incapacidade e 10% ficam incapacitados de viver em sociedade, necessitando de cuidados de terceiros. Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC, 2010), em Portugal a taxa de mortalidade é de cerca de 200 por cada cem mil habitantes, o que corresponde a dois portugueses morrerem a cada hora e que 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC, ficam com limitações nas actividades da vida diária, como por exemplo, comer, vestir, caminhar sozinho, entre outros, ficando com uma incapacidade funcional.

O acidente vascular cerebral (AVC) é um quadro neurológico agudo, de origem vascular, com rápido desenvolvimento de sinais clínicos devido a distúrbios locais ou globais da função cerebral com duração maior que 24 horas.

Para a Medicina Chinesa, a Primavera é uma época comum para os AVCs, devido a uma subida do YANG até a cabeça, devido muitas vezes a estados emocionais de irritabilidade. Em termos de Prevenção, os factores de risco são bem conhecidos: excesso de peso, tabagismo, stress, má dieta e sobretudo hipertensão arterial, entre outros. Todas estas condicionantes são tratadas pela Acupunctura, em particular o Stress, que permite relaxar e tonificar o sistema energético do paciente.

A importância da reabilitação após o AVC tem sido enfactizada em vários estudos, assim como também se tem observado que os cuidados gerais e a reabilitação na fase aguda. A Acupunctura reabilita em duas vertentes: Pontos que tratam a causa do AVC (em termos de MTC) e, pontos que tratam os problemas locais (musculares, fala, etc.)

É importante saber reconhecer um AVC. Vários estudos indicam que se uma pessoa for socorrida dentro das primeiras 3 horas, os efeitos de um AVC podem ser revertidos totalmente. Estes estudos afirmam que é crucial diagnosticá-lo e prestar assistência ao paciente nas três horas subsequentes. Actualmente os médicos estabeleceram uma regra para reconhecê-lo mediante três simples perguntas:
1. Peça que a pessoa SORRIA.
2. Peça que a pessoa LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.
3. Peça que a pessoa PRONUNCIE UMA FRASE SIMPLES (Coerente)
(por exemplo: Hoje está um dia ensolarado)

Depois de descobrir que um grupo de voluntários que não são médicos pode identificar a debilidade facial, a debilidade motora dos braços e a debilidade na fala, os investigadores apelam ao público em geral para que aprenda estas três perguntas. Uma maior divulgação deste teste pode facilitar um rápido diagnóstico e tratamento do AVC e evitar danos cerebrais.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)

Saúde e Paz para Todos!
Por Dr. Gustavo Desouzart – Acupunctura Tradicional Chinesa
Publicado em Abril de 2011 em http://noticiasdafreguesia.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário