Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

domingo, 8 de abril de 2012

Depressão segundo Medicina Chinesa

O estado depressivo é uma perturbação patológica do humor no sentido negativo, da tristeza, do sofrimento interior. São síndromes que se encontram frequentemente.

A depressão é um dos transtornos mais comumente encontrados na prática médica, além de um dos mais negligenciados, também. Calcula-se que 13 a 20% dos adultos experimentam ao menos um episódio depressivo em algum momento de suas vidas. No entanto, apenas 25% das pessoas com sintomas depressivos procuram um especialista em saúde mental; o restante supõe-se que seja atendido no sistema geral de saúde ou por outros meios.

Estima-se ainda que até 30% dos pacientes de clínica geral apresentem algum grau de depressão, que pode ser normal ou patológica e variar de moderada a grave. (ITO,1998).

Os sintomas de depressão são inúmeros e variados, podendo ser agrupados em psicológicos ou somatovegetativos. Entre os sintomas psicológicos, a tristeza e a irritabilidade são os sintomas proeminentes.

Embora nem sempre a pessoa diga que se sente triste, os outros o vêem triste e abatido. Igualmente, pode demonstrar apenas irritação, sem evidenciar tristeza. O sujeito com depressão queixa-se de cansaço, fadiga constantes e dificuldade para se concentrar, a dizer que seus pensamentos estão lentosm e, demoram para chegar a conclusões que antes eram fáceis. (FEIJO, BRIGANTI & ANGELOTTI, 2001).

Para a Medicina tradicional Chinesa, a depressão é abordada de uma forma particular e que tem sido bem vista por uma grande maioria das pessoas que sofrem de depressão. As taxas elevadas de sucesso no tratamento da depressão conferem a esta prática um grau de credibilidade que nos faz crer que vale mesmo a pena experimentar. No entanto somos apologistas de que qualquer tipo de terapia deve ser acompanhada por um processo de auto-conhecimento e uma mudança nos padrões de comportamento adoptados até então.

Uma das mais importantes características da Medicina Chinesa é a integração íntima entre o corpo e a mente. Assim, o conceito da Mente na Medicina Tradicional Chinesa passa pelo conceito de Mente e Espírito.

Tão importante quanto verificar a existencia do problema, é reconhecer que dificilmente este se resolve por si só. A procura de ajuda especializada é um passo importante para reverter este quadro clínico. Não percam tempo, tratem de vossa saúde mental, como diria a famosa frase de uma sátira romana: Mens sana in corpore sano.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (F. Pessoa)
Saúde e Paz para Todos!
Dr. Gustavo Desouzart – Acupunctura Tradicional Chinesa

Sem comentários:

Enviar um comentário