Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Enxaqueca – A dor que não quer parar


Caros leitores, estamos a caminhar para o final do verão, o tempo de calor e secura está a chegar ao fim. Nosso corpo deve se preparar para a chegada do outono, a ingestão de liquidos e a manutenção de uma alimentação balanceada são essenciais.
Hoje iremos falar sobre um problema que afecta cerca de 12% da população e, segundo a Medicina Chinesa, suas épocas de maior incidência são o final de verão, o inicio do outono e a primavera.
A enxaqueca é um distúrbio caracterizado por dor normalmente situada em um lado da cabeça (hemicrânio), vómitos, fotofobia, recorrência a intervalos regulares e alívio num ambiente escuro e pelo sono. Uma definição prática de enxaqueca é a de cefaleia recorrente benigna e/ou disfunção neurológica, em geral acompanhada por períodos livres de dor e frequentemente provocada por alguns estímulos.
A enxaqueca pode ser definida pelos seus estímulos desencadeantes (vinho tinto, menstruação, fome, privação de sono, reflexos luminosos fulgurantes, perfumes, períodos de depressão leve, etc.) e seus atenuantes (sono, gravidez, alegria intensa). É de longe, muito mais comum em mulheres do que nos homens (3 a 4 vezes mais), há uma predisposição hereditária para os episódios e os fenómenos circulatórios cranianos que os acompanham parecem ser secundários a um distúrbio primário do sistema nervoso central (SNC).
Frequente (12% da população), benigna, mas crónica, a enxaqueca apresenta duas dificuldades: o diagnóstico, que se baseia apenas na história clínica, o tratamento da crise e/ou o tratamento de fundo. A etiologia da enxaqueca é deconhecida; trata-se de uma cefaleia dita «essencial», quer  dizer sem lesão orgânica subjacente, e o mecanismo neurovascular da dor é controverso.
As crises de enxaqueca podem durar algumas horas, dias ou até semanas, com altos e baixos mas, constantes. Em alguns casos, esta torna-se incapacitante devido à dor.
Segundo a Medicina Chinesa, A enxaqueca é uma patologia que pertence etiologicamente a um distúrbio do movimento madeira (um dos cinco elementos essenciais segundo a Medicina Chinesa). Fundamentalmente existe uma estagnação de energia e sangue a nivel da cabeça, pode o calor, e o vento- interno serem a causa desta estagnação.
Dica: Para manter-se equilibrado e saudável, procure :
1 - Fazer uma alimentação rica em cores
2 - Enriquecer bem os sabores
3 - Variar as atitudes
4 - Fazer exercícios físicos diariamente
FINAL DE VERÃO: precisamos nos preparar para o outono, precisamos equilibrar nosso organismo das "loucuras de verão" . É o momento das indecisões - o que vou fazer este ano? Será que não estou a precisar fazer uma dieta? Quero mudar minha vida!!
Alimentos mais cozidos, temperatura morna, mais hidratos de carbono, legumes e verduras. Cuidado! É neste período que começamos a abusar dos doces e o peso aumenta! A harmonia dos alimentos são a harmonia da nossa saúde.
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” (Charles Chaplin)
Saúde e Paz para Todos!
Dr. Gustavo Desouzart – Acupunctura Tradicional Chinesa

Sem comentários:

Enviar um comentário