Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Laser acupuntura e ressonância magnética funcional


Laser acupuntura e ressonância magnética funcional

Uma das linhas de pesquisa mais interessantes que avaliam a efetividade dos pontos de acupuntura são aquelas que fazem uso de imagem de ressonância magnética funcional (fRMI) para avaliar ativação cortical ao estímulo acupuntural. Essas investigações mostraram respostas no córtex cerebral pela utilização de pontos de acupuntura com indicações que estão de acordo com o que é descrito na prática da medicina tradicional chinesa. Os trabalhos mais famosos foram orientados pelo Dr. Zang Hee Cho, da Universidade da Califórnia. Ele demonstrou que a utilização dos pontos zhiyin (B67)eguangmin (VB37), indicados para tratar condições visuais, ao serem agulhados, mostram ativação no córtex visual avaliados através da fRMI. Isso é fato muito interessante, pois mostra que a utilização de pontos no membro inferior podem causar alterações cerebrais nas áreas do córtex relacionadas à precrição terapêutica do ponto de acupuntura. Fisiologicamente, o ato de agulhar um ponto, leva a modificações teciduais periféricas, assim como a despolarozação celular, enviando mensagens para o sistema nervoso central. Essas informações revolucionaram o conceito da acupuntura diante da comunidade científica.

Laser no entanto ainda deixa muitas dúvidas em relação a sua efetividade quanto aplicado sobre pontos de acupuntura, principalmente porque a literatura ainda não apresenta um concenso. Porém, sabe-se que a aplicação do laser é muito promissora para uma série de moléstias. Estudos realizados na Áustria mostraram resultados similares aqueles encontrados pelo Dr. Cho. quando a utilização de laser em pontos tradicionais de acupuntura mostrou ativar áreas específicas do córtex cerebral, relacionadas a terapêutica do ponto, um estudo foi utilizado o ponto o zhiyin VB67 e outro xiaxi VB43, o mesmo que o estudo de Cho. É interessante que esse efeito não esta relacionado a modificações mecânicas na área estimulação, e sim pela bioestimulação através de irradiação de diodo. O que torna esse estudo importante é que através de laser se facilitou ainda mais a utilização de grupo controle, visto que o paciente não saberá quando esta sendo emitida a irradiação. O grupo controle não mostrou nenhum sinal de ativação no córtex quando avaliado através da fRMI. Os autores afirmam que a ativação através do laser é diferente daquele da acupuntura com agulha, porque a irradiação laser não atua sobre receptores mecânicos, não apresentando a sensação de dequi, e assim descartam a relação dos meridianos. Esses estudos mostram como acupuntura pode modular o sistema nervoso central para se obter os efeitos terapêuticos. 

Fonte:
SIEDENTOPF, C. et al. Laser acupuncture induced specific cerebral cortical and subcortical activations in humans. Lasers Med Sci [S.I.], v. 20, n. 2, p. 68-73, Sep 2005.

Leitura Complementar:
SIEDENTOPF, C. et al. Functional magnetic resonance imaging detects activation of the visual association cortex during laser acupuncture of the foot in humans. Neurosci Lett [S.I.], v. 327, n. 1, p. 53-6, Jul 2002.

CHO, Z. et al. Acupuncture: the search for biologic evidence with functional magnetic resonance imaging and positron emission tomography techniques. J Altern Complement Med [S.I.], v. 8, n. 4, p. 399-401, Aug 2002

Sem comentários:

Enviar um comentário