Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acupunctura no tratamento da dor

Uma das principais queixas apresentadas em consultórios de Medicina Chinesa são as dores. Neste sentido, vamos abordar um pouco este tema hoje e, falaremos dele nas próximas edições.

De acordo com a International Association for the Study of Pain, a dor é uma experiência multidimensional desagradável, envolvendo não só um componente sensorial mas também um componente emocional, e que se associa a uma lesão tecidular concreta ou potencial, ou é descrita em função dessa lesão.

Segundo a Direcção Geral de Saúde, em 2001, Cerca de 1 em cada 10 pessoas sofre de dor crónica, cuja intensidade obriga à procura de cuidados específicos.

Desde há última vez que vos escrevi, passaram dois meses de bastante calor e de temperaturas atípicas, principalmente neste ínicio de Outono. Mas o que estas alterações climatéricas tem haver com o tema proposto para esta edição? Por mais estranho que possa parecer, tem tudo haver. Por acaso, nunca houviram alguém conhecido a dizer “dói-me as juntas (articulações), deve estar a mudar o tempo”. Um dito popular muito correcto. As mudanças de tempo (externas) geram mudanças no corpo (internas), principalmente as que trazem aumento da humidade, que em excesso no organismo gera dentre outros factores, dores articulares.

Segundo o Clássico de Medicina Chinesa do Imperador Amarelo, “Os sábios alimentam as forças da sua vida seguindo as quatro estações e adaptando-se ao frio ou ao calor, harmonizando a alegria e a cólera e vivendo uma vida calma, equilibrando o Yin e o Yang, aquilo que é duro com o que é suave. Assim, nenhum mal ou dissolução afecta o Sábio e ele viverá uma vida longa.”

Em 2004, um estudo realizado pelo National Institute for Health nos Estados Unidos sobre a Acupunctura para as dores nos joelhos, chegou a conclusão que a acupunctura é um dos melhores tratamentos existentes para a osteoartrite do joelho. Mais de 570 pacientes estudados, com idade superior a 50 anos, em sua maioria sentiram um grande alívio das dores e um aumento considerável da mobilidade (http://nccam.nih.gov/news/2004/acu-osteo/pressrelease.htm).

Outro artigo, um pouco mais antigo, datado de 1972, o pesquisador e fundador do Centro de Pesquisa de Beijing (China) H. Jisheng, referiu que a acupunctura era capaz de induzir o encéfalo e a espinal medula a produzir substâncias (aumento do nível de serotonina) capazes de modificar o limiar da dor (http://oscarhome.soc-sci.arizona.edu/ftp/TeseMestradoLilianJacques.pdf).

Não podemos nos esquecer que a palavra de ordem da Medicina Tradicional Chinesa /MTC) é quase sempre a PREVENÇÂO! E se é possivel tratar todos os problemas referidos acima durante o período da crise, a verdade é que sempre melhor antecipa-los. Existe dois provérbios antigos em MTC que diz: “Curar as doenças do Inverno no Verão” e, “tratar os problemas de frio no inverno é como secar roupa à chuva!” Por isto, para o ano, se sofre de problemas que se agudizam no Inverno, comece a tratar-se no Verão!

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.” (Platão)
Saúde e Paz para Todos!
Dr. Gustavo Desouzart – Acupunctura Tradicional Chinesa
Texto publicado no jornal Notícias da Freguesia do Souto da Carpalhosa(http://www.noticiasdafreguesia.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário