Dr. Gustavo Desouzart

Dr. Gustavo Desouzart
MTC

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fibromialgia - O que é?


Hoje iremos falar sobre um problema que afecta cerca de 5% da população mundial, a Fibromialgia. Esta, é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos. Em média, a idade do seu início varia entre 29 e 37 anos, sendo a idade de seu diagnóstico entre 34 e 57 anos.
Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia tem "pontos sensíveis" no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.
Em outras palavras, fibromialgia caracteriza-se por dor muscular e tendinea difusa crónica em pontos dolorosos de localização anatómica específica.
Actualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo em resposta a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo facto de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que ocorra deformidade física ou outros tipos de sequela. No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.
Pessoas com fibromialgia tem sintomas como:
Fadiga (cansaço); Problema para dormir (sono superficial e não reparador – desperta cansado); Falta de flexibilidade pela manhã; Dor de cabeça (pode ser enxaqueca); Ciclos menstruais doloridos; Formigueiro ou falta de sensibilidade nas mãos e pés (dormência dos pés e das mãos); Depressão psíquica; Ansiedade; Dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia; Problemas de raciocínio e memória.
Em nenhum momento haverá inflamação ou deformidade nas articulações e os movimentos não estão limitados.
As causas da fibromialgia ainda não são totalmente conhecidas. A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida nem se verifica maior prevalência em familiares.
Diferentes factores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
Sabe-se ainda, que a diminuição de serotonina e outros neurotransmissores provocam maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na fibromialgia.
Por ser um excelente antioxidante vascular natural, estudos tem apontado as sementes de uva em cápsulas como um componente importante na prevenção e até mesmo no tratamento da fibromialgia. Sabe-se que as sementes de uva em cápsulas são excelentes na prevenção de derrames, isquemias, problemas do coração, problemas circulatórios, trombose, entre outros. A semente de uva em cápsulas regula a pressão sanguínea e inibe processos inflamatórios musculares.
Fibromialgia também pode acontecer por si mesma. Alguns cientistas acreditam que um gene, ou genes, poderiam ter envolvimento sobre a fibromialgia. Os genes poderiam fazer a pessoa reagir fortemente a coisas que outros poderiam não achar doloroso.
A fibromialgia tem despertado o crescente interesse da classe médica em suas diferentes especialidades. Isso é muito bom, porque as manifestações observadas na fibromialgia também podem estar presentes em outras doenças. Portanto se uma pessoa apresentar queixas de dor muscular por um período maior que três meses consecutivos, aconselha-se que ela procure o seu médico para que o diagnóstico correto seja estabelecido.
Critérios para classificação da doença:
1) Presença de dor difusa pelo corpo definida como dor acima, abaixo ou em ambos os lados da cintura, com pelo menos três meses de duração, e comprometimento de pelo menos um segmento da coluna;
2) Presença de pelo menos 11 dos 18 tender points (9 pares, um de cada lado).

1 comentário:

  1. Em caso de dores musculares existem cremes formulados com Extrato de Arnica e com princípios ativos de origem botânica que juntos proporcionam total relaxamento para pernas e pés, assim como alívio de dores em qualquer etapa da vida. Possui ainda um Complexo de Extratos Vegetais de Rosmarinho (alerim), Melissa e Menta que garante refrescância imediata.
    Pode ser usado por gestantes, inclusive para alívio de câimbras.

    Principais benefícios deste produto:

    - Melhora a microcirculação sanguínea
    - Aumenta a tonicidade da pele
    - Ativa a reabsorção cutânea do sangue, reduzindo o aspecto de pele roxa
    - Alivia tensões e dores musculares Indicado para:
    - Alívio de dores causadas por cansaço, contusões e entorses;
    - Redução de hematomas;
    - Relaxamento e refrescância de pernas e pés.

    ResponderEliminar